.....

2026 palavras 9 páginas
1) O ramo da ciência que se dedica a engenharia genética é denominado de Biologia Molecular, isso porque na manipulação dos genes estamos tratando de moléculas de DNA, onde encontramos 4 classes de nucleotídeos (Adenina, Timina, Citosina e Guanina. A sua importância é enorme para o contexto social e antropológico e biológico, pois a manipulação genética pode ajudar na criação de novas vacinas, identificação de novos vírus e identificar genes defeituosos até mesmo em seres humanos, bem como detectar que um bebê terá trissomia 21 ou Síndrome de Down.

2) O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.

http://www.professoronline.net/qual-o-ramo-da-ciencia-que-se-dedica-a-engenharia-genetica/

3) A Engenharia Genética proporcionou avanços na área médica e na indústria farmacêutica, com a criação da Tecnologia do DNA recombinante (DNA formado pela união de genes de organismos diferentes, resultando da combinação de diferentes seqüências de DNAs). Essa tecnologia é utilizada na produção de insulina artificial que é obtida através da bactéria Escherichia coli, sendo geneticamente modificada e capaz de sintetizar o hormônio. A insulina é o principal meio utilizado no tratamento do Diabetes Mellitus (DM), uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não utiliza eficazmente a insulina produzida. Com essa tecnologia a insulina artificial é produzida em menor tempo e em maior escala, beneficiando os portadores do DM, para que dessa forma possam levar uma vida normal.

http://revistas.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/248

4) Riscos
• Saúde: os produtos podem produzir alergias em pessoas suscetíveis e resistência aos antibióticos usados pelos seres humanos.
• Economia: do ponto de vista comercial, estes produtos são os

Relacionados