.......
2224 palavras
9 páginas
58MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FLEXIONAMENTO EM BAILARINAS CLÁSSICAS
Juliana Machado Carneiro de Moraes
Orientador: Prof. Esp. Luiz Alberto B. de Almeida
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
RESUMO
Este estudo tem como objetivo comparar o rendimento da flexibilidade em bailarinas clássicas treinadas pelo método estático ou pelo método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).
Está pesquisa tem caráter experimental, com amostra randômica formada bailarinas com idade média de 19,5 anos, praticantes apenas de balé clássico, sem lesões articulares pré-existentes. As bailarinas selecionadas serão divididas em dois grupos que receberão treinos distintos, elas passarão por um programa de treinamento de flexionamento de 36 sessões. Para a coleta da amplitude articular do quadril será utilizado um Goniômetro Universal. As coletas serão realizadas antes, durante e após o programa de treinamento específico.
APRESENTAÇÃO
“A dança é basicamente, movimento, movimento e gestos” (MENDES, 1987). Através do corpo se exprimem sentimentos que não seriam facilmente traduzidos pelas palavras. Desde o surgimento do homem que ele dança. Nestes períodos primitivos a dança possuía um caráter simbólico, místico, produzida pela plasticidade cinética dos movimentos.
Foi na Renascença que a dança como arte começou a surgir quando os movimentos do corpo foram fundidos ao sentimento, à emoção e à música e os grupos dançantes se organizaram em palcos e teatros. Os balletos eram uma forma de dança organizada que se apresentavam cercados pelas artes cênicas e eram executadas em forma de espetáculos. Essa formação incitou o aperfeiçoamento técnico dos dançarinos que dentro do espetáculo tinham uma parte característica, denominada balé.
“A flexibilidade é a qualidade física de maior importância para a dança” (CIGARRO, 2008).
Ela é responsável pelos movimentos de elevação e sustentação dos membros inferiores, pelos grandes saltos além de diminuir os riscos de lesões. Existem vários