bioqmc - sist respiratorio e sist cardio

3552 palavras 15 páginas
AULA 01
GLIÓLISE:
GLICOSE-> PIRUVATO -> ACETIL CO-A (ENZIMA DESIDROGENASE) + 2CO2
CICLO DE KREBS (matriz mitocondrial):
ACETIL CO-A + OXALOACETATO -> CITRATO
Condições anaeróbias:
Glicose->piruvato->lactato (enzima desidrogenase)
NADH doa o H para to piruvato e se torna NAD+
Condições aeróbias:
Piruvato entra na mitocôndria através de proteínas transmebranosas. A seguir, é quebrado liberando CO2 e a coenzima-A é adicionada juntamento com o H do NADH (que se torna NAD+) transformando-se em acetil-Co-A.
A acetilcoenzima-A entra no ciclo do acido cítrico.
Tranforma-se em citrato.
Citrato se quebra liberando 2 CO2 e 4H que se juntam ao FAD e ao NAD+, transformando-os em FADH e 2 NADH.
Enfim, chega a forma de oxaloacetato.
CICLO DE KREBS EM 8 PASSOS
CONDENSAÇAO: ACETIL-CO-A + OXALOACETATO -> CITRATO (C6)Condensação do Oxaloacetato com Acetil CoA e formação do citrato pela ação da enzima CITRATO SINTASE (inibida pela ATP que aumenta KM para acetil-Co-A).
ISOMERIZACAO DO CITRATO: Isomerizaçao do citrato a Isocitrato pela ação da enzima ACONITASE (isomerase)
DESCARBOXILAÇAO OXIDATIVA DO ISOCITRATO: (É A PRIMEIRA DAS DUAS OXIDACOES EXISTENTES NO CICLO DE KREBS) O isocitrato é desidrogenado e descarboxilado na presença da isocitrato desidrogénase (inibida pelo ATP e NADH) formando o α-cetoglutarato;ISOCITRATO + NAD+ -> α-CETOGLUTARATO +NADH + CO2
DESCARBOXILAÇAO OXIDATIVA DO α-CETOGLUTARATO: α-cetoglutarato + Co-A + NAD+ -> SUCCINIL-Co-A + NADH + CO2A enzima α-cetoglutarato desidrogenase é inibida pelos produtos da reação (Succinil CoA e NADH) e pelo ATP.
FOSFORIAÇAO A NIVEL DE SUBSTRATO: Formação de uma ligação fosfato de elevada energia a partir de Succinil-CoA. Formaçao de GTP. O GTP é utilizado na formação de um ATP pela nucleosídio difosfoquinase (permite a transferencia do fosfato terminal do GTP). Assim, esta reação é o único exemplo no ciclo do ácido cítrico em que há formação de um fosfato de alta energia a “nível do

Relacionados