Analise da musica "o quereres"
1ª estrofe
- Onde queres revólver, sou coqueiro.
Simboliza o dualismo entre a paz e a violência. A sombra de um coqueiro é culturalmente vista como o símbolo de tranquilidade e serenidade, enquanto o revólver é frequentemente utilizado para atos de violência.
- E onde queres dinheiro, sou paixão.
Nesse caso, o dinheiro simboliza o materialismo, remetendo ao lado profissional e carreira. Já a paixão retrata o lado pessoal abstrato e os sentimentos individuais.
- Onde queres descanso, sou desejo / E onde sou só desejo, queres não.
Nesse caso o dualismo poderia ser entre a satisfação sexual e o desejo. Remetendo o caso de enquanto um dos parceiros se satisfaz, o eu lírico é aquele que não se sacia. Enquanto um corpo repousa, o outro fica em agitação.
- E onde queres nada, nada falta.
Simboliza os casos em que a pessoa se estabiliza em uma “zona de conforto”, onde cai no conformismo e deixa de desejar, se submetendo a viver em inércia.
- E onde voas bem alto, eu sou chão / E onde pisas o chão, minha alma salta / E ganha liberdade na amplidão
Tais versos remetem as expectativas que temos. Quando sonha alto e espera grandes ocasiões, o eu lírico diz que seria o chão, nesse caso, seria o freio ou até o “choque de realidade”. E, caso contrário, ele seria o que iria além dessas expectativas, viajando na infinitude de suas expectativas.
2ª estrofe
- Onde queres família, sou maluco
Família pela nossa cultura simboliza o comum, um grupo de mesma característica e mesmos costumes, sempre conectado com o lar. Nesse caso, o eu lírico expressa que seria o diferente e desapegado, sendo considerado estranho, e por isso, um maluco.
- Onde queres romântico, burguês
Romântico nesse caso seria o apegado a sentimentos e, em contrapartida, o burguês seria o materialista, desapegado a sentimentalismos e até mais pessimista.
- Onde queres Leblon, sou Pernambuco
Nesse caso, culturalmente o Leblon é visto como lugar de sociedade de classe alta, pois remete a