“É possível ganhar dinheiro com Software Livre?”
1. Introdução
Softwares livres – tal como o renomado Linux – estão dominando o mercado de software, chamando a atenção dos usuários e intimidando a concorrência. 2. Entendendo o conceito
2.1.
O que é Software Livre?
Ao citar “software livre”, rapidamente surgem questões como: “é um software grátis?”, “um software de baixa qualidade?”, “sem bloqueio?” e etc.
É comum usuários sem um profundo conhecimento em softwares em geral, pensar desta maneira. Então o que afinal seria um “software livre”?
Software Livre é o tipo de sistema operacional que possui o sistema de “código livre” – código aberto onde o próprio usuário possa alterar, copiar e usar ao seu modo. Apesar de ter o adjetivo “livre” em sua denominação, não significa necessariamente que o software seja grátis e isso não é obrigatório. Isso acontece, pois segundo a Free Software Foundation
(Fundação para o Software Livre), fundada por Richard Stallman, mantém a filosofia empregada na importância do espírito de liberdade e não no lucro final.
2.1.1. As vantagens:
1. Leve – costuma ocupar pouco espaço na memória do computador;
2. Seguro – ao contrário do que a maioria pensa, programas de código aberto têm menos riscos de vírus e erros contínuos;
3. Velocidade – tende a ser mais ágil, pois não necessita de muitos aplicativos ou plug-ins para rodar perfeitamente;
4. Aplicativos – os mesmos aplicativos instalados em softwares proprietários podem ser instalados normalmente no software livre, sem restrições.
2.1.2. Conteúdo adicional:
5. Interface – assim como os outros softwares, estes não pecam em beleza. Existem variadas opções de interface para o usuário escolher. Varia das mais simples até as mais elaboradas.
2.2.
Software Livre X Software Proprietário.
Software Livre – possui o código fonte aberto, desenvolvido por programadores voluntários e distribuído sob uma licença pública.