“Teorias da Urbanização” Bárbara Freitag Escola Anglo-Saxônica Americana
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIAS DA URBANIZAÇÃO A
“Teorias da Urbanização” Bárbara Freitag
Escola Anglo-Saxônica Americana
Santa Maria, RS, Brasil
16/04/2015
INTRODUÇÃO
A socióloga Barbara Freitag após anos de estudo e dedicação à questão urbana, participações em debates com grupos de intelectuais renomados, em vários países do mundo, e juntamente com a experiência de lecionar em universidades ilustres mundialmente, apresenta neste livro os resultados do seu projeto integrado de pesquisa: “Itinerâncias urbanas: Capitais imigrantes, poderes peregrinos e representações nômades”. Pesquisa esta que propõe quatro registros para os estudos das cidades: o urbanismo-arquitetônico, o socioeconômico, o cultural-histórico e o teórico.
A autora elenca alguns critérios que a nortearam na elaboração da obra:
1 - as teorias da cidade não seguem um critério cronológico de análise.
2 – tem a intenção de construir uma teoria das cidades a partir do exame de todas as teorias formuladas através dos tempos e que seja capaz de explicar o fenômeno urbano.
3 - a autora ressalta que na questão das cidades deve-se fazer uma análise interdisciplinar.
4 – por razões práticas, a autora limita-se a reflexões a partir do Renascentismo até que a questão urbana se funde na disciplina de sociologia urbana.
5 - as “teorias urbanas” serão analisadas pelas diversas escolas, as quais focalizaram as cidades e a questão urbana na industrialização e a urbanização do mundo ocidental, são elas: alemã, francesa, inglesa e norte americana.
Além disso, Barbara Freitag esclarece que usa o critério de “escola” no sentido de “conjunto de teóricos que pensa a questão urbana no contexto de sua cultura, de seu tempo, de suas tradições filosóficas e sociológicas... que esse grupo desenvolva afinidades de pensamento que possam ser expressas em uma teoria mais ou menos coerente e convergente, que