“Serviço Social e sua relação com a Sociedade Civil”
Gestão Social: Política Social, Rede e Defesa de Direitos
Christianne Fernandes Borges
“Serviço Social e sua relação com a Sociedade Civil”
Resenha crítica apresentada à
AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Práticas Funcionais e Metodologia de Trabalho
Róbison Gonçalves de Castro
Niterói/RJ
2014
“Serviço Social e sua relação com a Sociedade Civil”.
O texto ressalta que o Serviço Social tem passado por reformulações ao longo dos anos, levando em conta sua interação com a realidade social do país e seu papel social, cuja atuação vem seguindo as demandas relativas às questões sociais e às desigualdades econômicas e sociais.
A formação profissional exige apreensão da problemática da questão social, com base teórica e metodológica capaz de compreender a realidade brasileira, sua expressão política e econômica.
O Serviço Social é demandado como profissão para atender as necessidades da sociedade capitalista na era monopolista, onde o próprio capitalismo cria certos mecanismos que negam a reprodução do capital. Nesse contexto, os problemas sociais, políticos e econômicos se tornam cada vez mais evidentes, constituindo assim a questão social como expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e das contradições do capital x trabalho. É nesse contexto sócio-histórico que vem emergir o Serviço Social, demandado pelo Estado no processo de regulação social a fim de intervir nos conflitos e pressões da classe operária.
A institucionalização do Serviço Social como profissão se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais em choque nas relações entre as classes antagônicas na consolidação do sistema econômico capitalista, passando a profissão a assumir uma relação de assalariamento, realizada pelo mercado, caracterizando a dupla dimensão do trabalho do assistente social, que vende