“Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil
A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país?
Para iniciarmos as respostas, temos que voltar no tempo alguns anos atrás para entendermos melhor toda origem e experiências que ocasionaram essa “avalanche” de investimento estrangeiro direto focando o nosso país.
Em minha opinião, nosso país se calejou de tantas crises em décadas passadas, crises industriais, imobiliárias, desempregos, inflação... Mas o Brasil começou sua caminhada rumo à confiança estrangeira em julho de 1994 com o lançamento do Plano Real, no Governo de Itamar Franco. O Plano Real (conjunto de medidas econômicas para conter a inflação) entre outros resultados conseguiu revitalizar o crescimento econômico, estabilizar a economia e controlar a inflação que até então assolava nosso país.
O plano surtiu efeito logo de inicio dando fim de a uma inflação elevada e na substituindo a moeda antiga pelo Real, em julho de 1994.
A inflação foi dominada sem congelamento de preços e confisco de depósitos bancários. Com o fim da inflação a economia brasileira voltou a crescer, obrigando o governo a optar por uma política de restrição á expansão da moeda e do credito, de forma a garantir que o Brasil pudesse registrar boas taxas de crescimento econômico, viabilizando a retomada do crescimento com distribuição da renda já nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.
A estabilidade econômica é a base para o desenvolvimento sustentado, e foram as medidas adotadas pelo Governo Federal, para aumentar a eficiência