“Ler para (trans)formar e libertar”
O presente projeto de sala de leitura intenta contribuir para a formação de alunos leitores e escritores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes de sua atuação na sociedade, compreendida como pré-condição do exercício pleno da cidadania.
A Escola Estadual Jair Toledo Xavier, no intento de cumprir o Currículo proposto pela Secretaria Estadual de Educação, e preocupada com uma educação comprometida com o ensino de qualidade para seus alunos, atentou-se para o fato de que alguns alunos estão concluindo o ano letivo com uma leitura deficitária, sem compreender aquilo que leem e sem conseguir escrever com propriedade e autonomia, dependendo da modalidade de gênero textual solicitada vê na sala de leitura uma possibilidade, uma ferramenta para mudar esse panorama.
Acredita-se que a implementação e implantação deste projeto venham favorecer amplamente o processo ensino-aprendizagem visto que se propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita no interior do espaço escolar e, consequentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, uma vez que a leitura faz parte de tudo que permeia a formação dos educandos.
Envolver os alunos no universo que é a leitura de uma forma produtiva e prazerosa suscita muita disposição e compromisso por parte daqueles que anseiam edificar uma sociedade mais justa e humana. No entanto, essa ação exigirá engajamento profundo de muitos: Alunos, professores, pais, e comunidade escolar em geral, parceiros na luta por uma educação de qualidade para todos segurando desse modo o que dispõe a lei em vigor (LDB nº9394/96 art. 32 que visa “O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo”).
II. Justificativa
Sabe-se que a leitura é algo imprescindível para todos, e entenda-se leitura, aqui, como atribuição de sentido, não apenas decodificação da