“Cuidados de Enfermagem no Paciente Pediátrico Cirúrgico Neonatal”
O cuidado do paciente neonatal que necessita de procedimento cirúrgico apresenta muitos desafios que devem ser vencidos com o trabalho integrado da equipe multiprofissional envolvida nos períodos pré-, trans- e pós-operatórios; avaliando e antecipando os problemas que possam vir a surgir nesse período. O objetivo principal desse atendimento é a redução dos índices de mortalidade e morbidade do paciente cirúrgico. A população neonatal é muito suscetível aos fatores estressantes decorrentes do procedimento cirúrgico, que podem não só afetar o desenvolvimento neurológico, como também causar alterações fisiológicas. O período do pós-operatório imediato é crucial para a recuperação do paciente. Necessitando dos cuidados pós-operatórios abaixo:
- Preparação e limpeza da unidade para o recebimento do paciente a fim de prevenir infecções;
- Teste de todo equipamento necessário: Monitor Cardíaco e Oxímetro de Pulso Suporte Ventilatório Material de Reanimação Aspirador Berço ou Incubadora Aquecida
- Instalação do monitor cardíaco e do oxímetro de pulso ao receber o paciente. Verificação dos sinais vitais, atentando para a pressão arterial, perfusão e freqüência respiratória; observando se há retrações, esforço respiratório, ruídos respiratórios, simetria torácica, qualidade de respiração, cor da pele e permeabilidade das vias respiratórias.
- Manutenção da estabilidade térmica, colocando o paciente em berço aquecido ou incubadora e ainda se necessário, utilizando colchão aquecido. Fazendo a prevenção da hipo- ou hipertermia e contribuindo para a estabilidade metabólica, oxigenação e hemodinâmica.
- Observação do curativo cirúrgico na chegada do paciente e troca do curativo se necessário; segundo a prescrição médica, anotando as condições da pele no local cirúrgico, suturas e sangramentos; atentando para sinais de infecções na incisão