“As Histórias em Quadrinhos na batalha contra a Dengue”
Marcilene Lopes Martins
1- Introdução
O presente trabalho visa explicar a relevância das Histórias em Quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, enfatizando a conscientização sobre a dengue. As HQs podem ser consideradas um meio de comunicação em massa, com grande variedade de gêneros para atender seus leitores. Mas houve uma época que as histórias em quadrinhos foram rejeitadas tanto por professores como pais, por serem considerados materiais inadequados para a aprendizagem das crianças.
A introdução das histórias em quadrinhos na educação foi acontecendo gradativamente, de forma bastante restrita, utilizadas inicialmente nos livros didáticos para ilustrar textos complexos. Vergueiro (2010) diz que com o tempo pesquisas apontaram benefícios na sua utilização como apoio pedagógico às diversas disciplinas.
De acordo com Oliveira (2007), as HQs fazem parte de materiais pedagógicos usados em escolas, visando despertar a criatividade, provocar a sensibilidade, a sociabilidade, o senso crítico e a imaginação criadora, pois possui uma linguagem simples e curta, sendo apresentada em quadros coloridos.
Na Escola Municipal Sérgio de Oliveira Marquês, localizada no Bairro Pacaembu, na cidade de Uberlândia/MG, que atende 1.085 alunos divididos em dois turnos, foi possível perceber uma queda na frequência de alguns alunos durante o segundo trimestre do ano de
2014. A direção da escola, preocupada com o grande número de faltas dos alunos nesse período, investigou os motivos das ausências ocorridas e detectou que uma das causas estava no alto índice de casos de Dengue. Segundo dados fornecidos pela própria escola, o percentual de faltas ocasionadas pela doença chegou a 10%. Em média os alunos ficaram afastados por 5 dias das atividades da escola.
Guiados pela necessidade e vontade de intervir no problema, e buscar possíveis soluções para a