“ARTE E CIÊNCIA DA CRIATIVIDADE” George F. Kneller
____________________________________________________________________________
Questões:
1) Quais são as fases da criatividade, segundo George F. Kneller ? Defina o conceito de cada uma.
Primeira apreensão: Primeira noção do que vai ser feito antes da real inspiração.
Preparação: Pesquisa sobre o assunto que pretende abordar apenas para referencia, que deve ser colocada de lado no processo criativo para a libertação das ideias.
Incubação: Inconsciente entra em ação. Período em que a ideia ganha corpo no inconsciente, que pode durar minutos, meses ou até anos. Fase que, muitas vezes, é arriscada para o criador, pois é angustiante e desanimadora a espera para a próxima etapa.
Iluminação: Criador chega ao clímax do seu processo de criação e adquire o pensamento que completa a cadeia de ideias que foram estruturadas nas etapas anteriores.
Verificação: Última fase da criação, momento de distinguir o que é valido e o que não é, e também, de buscar uma segunda opinião sobre o possível resultado. A forma final surge nessa verificação, sujeita a passar pelo processo de iluminação novamente, desenvolvendo novas ideias. Esse processo pode levar tempo indefinido.
2) Segundo o autor, quais são as condições que devem ser enfrentadas pelo processo criativo? Cite e defina cada uma
Receptividade: O criador precisa estar atento e perceber suas novas ideias. Muitas vezes elas não são notadas, pois a pessoa esta ocupada de mais.
Imersão: Fase de pensar profundamente sobre as ideias, nutrindo-as. Momento de observar as dificuldades da obra e guia-la por novos caminhos.
Dedicação e desprendimento: Paixão. Paixão pela sua obra é essencial para que o criador se empenhe e reúna energia para a longa concentração de seu pensamento. Porém, aquele que focaliza demasiadamente sua tarefa, prejudica sua criatividade, por isso o desprendimento, o criador