É possivel trazer os dinossauros de volta
Acredita-se que no final do período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas (que deram origem às aves). Um asteróide com aproximadamente 10 km de diâmetro teria atingido a superfície da Terra, gerando uma explosão semelhante a 100 trilhões de toneladas de TNT.
O meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao chamado “inverno nuclear”.
Esse evento acabou eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido ao seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente.
Usando evidências fósseis, os paleontólogos identificaram mais de quinhentos diferentes gêneros e mais de mil diferentes espécies de dinossauros, alguns sendo herbívoros, outros carnívoros, assim como havia também espécies bípedes e quadrúpedes.
Ainda é possível ressuscita-los?
5
Infelizmente (ou felizmente) não é possível trazer de volta os dinossauros. A clonagem precisa de dois componentes essenciais: o genoma completo e um parente vivo compatível que possa dar à luz o clone. A dificuldade surge aí: É extremamente difícil encontrar uma sequência de DNA completa desses seres vivos. Para dificultar ainda mais o processo, estima-se que nenhuma