É muito bonito isto pah!
A Procura de um determinado produto é definida como o agregado das intenções de aquisição desse produto por parte dos consumidores.
Lei da Procura
A lei da procura relaciona a quantidade procurada de um produto com o respetivo preço, e pode ser enunciada da seguinte forma: a quantidade procurada de um bem aumenta quando o preço desce, e desce quando o preço aumenta.
Quantidade Procurada
Não devemos confundir procura com aquisição. A procura traduz apenas as intenções de aquisição. Para um dado preço existe uma quantidade procurada, mas essa procura só se traduzirá em aquisições se existir quantidade suficiente de bens no mercado, equivalente ou superior à quantidade procurada. No caso de não existirem bens em quantidade suficiente, parte da procura ficará por satisfazer.
Este comportamento da quantidade procurada, variando inversamente ao preço, é bastante intuitivo: podemos aceitar com facilidade que o aumento do preço de um produto se traduza numa diminuição da procura desse produto.
Deslocações da Procura
A lei da procura traduz-se em deslocações ao longo da curva. No entanto podem igualmente ocorrer deslocações da curva. As seguintes causas possíveis para esta alteração de comportamento podem ser as seguintes:
* aumento do número de consumidores, consequentemente a quantidade procurada é maior; * aumento do rendimento médio dos consumidores; * variação dos gostos dos consumidores, no sentido do produto em causa ser agora mais atrativo (e por isso os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades, para os mesmos preços); * variação nos preços de produtos relacionados com este; estes produtos relacionados podem ser bens sucedâneos ou bens complementares.
Oferta
A Oferta de um determinado produto é definida como o agregado das intenções de venda desse produto por parte das empresas.
Lei da Oferta
A lei da oferta relaciona a quantidade oferecida de um produto com o respetivo preço, e pode