Óxidos
A chuva ácida é um fenômeno que surgiu com a crescente industrialização do mundo, em relação direta com a poluição do ar, manifestando-se com maior intensidade e abrangência nos países desenvolvidos.
Não existe chuva totalmente pura, pois ela sempre arrasta consigo componentes da atmosfera. A água pura é neutra, tendo pH igual a 7,0. Já a água de chuva, em condições normais, tem um valor de pH de 5,6 , sendo portanto ligeiramente ácida. Isso ocorre devido à combinação entre o CO2 do ar e o H2O da chuva, formando H2CO3 ( ácido carbônico), que acidifica a água.. Em várias partes do planeta, no entanto, têm sido verificadas chuvas com valores inferiores a 5,6. Nesses casos, fala-se em chuva ácida.
As emissões de fumaça das usinas termelétricas à base de carvão, das indústrias de celulose, das refinarias, dos veículos automotores, assim como qualquer poluente gasoso lançado na atmosfera, contribuem para a formação desse fenômeno. Compostos de enxofre ( dióxido de enxofre – SO2 ) e nitrogênio ( óxidos de nitrogênio ) são os principais componentes desta chuva, que pode se manifestar tanto no local de origem, como a centenas de quilômetros de distância. O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
As principais emissões de SO2 resultam da queima de combustíveis fósseis. Isso ocorre porque existem naturalmente enxofre e compostos sulfurados nesses combustíveis, sendo difícil eliminá-los durante o processo de purificação da matriz energética.
ÓXIDOS DE NITROGÊNIO – Obtenção e usos
Dióxido de nitrogênio (NO2):
É um gás de cor castanho-avermelhada, de cheiro forte e irritante, muito tóxico.
Nos motores de explosão dos automóveis, caminhões, etc., devido à temperatura muito elevada, o nitrogênio e