Órgãos Linfáticos
Timo
O timo consiste de dois lobos laterais mantidos em estreito contato por meio de tecido conjuntivo. É revestido por uma cápsula fibrosa, que histologicamente vai penetrando pelo parênquima tímico e formando os septos conjuntivos que vai dividindo os lobos em inúmeros lóbulos. Os lóbulos tímicos podem ser evidenciados por duas zonas, a zona medular e a zona cortical.
Situa-se parcialmente no tórax e no pescoço, estendendo-se desde a quarta cartilagem costal até o bordo inferior da glândula tireóidea.
É o local de maturação de linfócitos T. Onde ocorre densa população de linfócitos T na zona cortical e menor população de linfócitos T na zona medular.
Órgão linfático mais desenvolvido no período pré-natal evolui desde o nascimento até a puberdade.
Medula Óssea
A medula óssea é constituída por células reticulares, associadas às fibras reticulares, e tem a função sustentadora e indispensável ao desenvolvimento das células que participam da hematopoese. No meio deste tecido reticular, encontramos uma enorme quantidade de capilares sanguíneos sinusóides, com grandes poros que permite a saída de células maduras.
É constituída por um tecido mole, semelhante a uma esponja e está localizada entre longas trabéculas.
Na medula óssea são geradas as células precursoras dos linfócitos T, não capazes de realizar uma resposta imune eficaz, migrando para o timo para sua maturação. Os linfócitos B são gerados e se diferenciam, a partir de células precursoras, na própria medula óssea.
Linfonodo
Os linfonodos são órgãos encapsulados constituídos por tecido linfoide e que aparecem espalhados pelo corpo, sempre no trajeto de vasos linfáticos. São encontrados na axila, virilha, ao longo dos grandes vasos do pescoço e, em grande quantidade, no tórax e no abdome, especialmente no mesentério.
Os linfonodos em geral tem a forma de rim e apresentam um lado convexo, por onde vasos linfáticos aferente perfuram a cápsula e a linfa entra, e o outro com