Órgãos Linfoides
ÓRGÃOS LINFÓIDES
BELO HORIZONTE – MG
MAIO, 2013
Órgãos Linfoides
Os órgãos linfoides são órgãos responsáveis pelo desenvolvimento de células de defesa imune do corpo. O conjunto desses órgãos é chamado de Sistema Linfoide. São classificados em Órgãos linfoides primários e Órgãos linfoides secundários.
Nos primários, Medula óssea e Timo, os linfócitos se formam e maturam para serem reconhecidos como auto antígenos. Já os secundários, baço, linfonodos e tonsilas, proliferam os linfócitos (tipo de leucócito presente no sangue), e se intera com as células importantes da imunidade, bem como facilita o contato com os antígenos.
Tonsilas
Tonsilas são aglomerados de nódulos linfáticos revestidos por epitélio. Conhecidas também por amidalas ou amigdalas, estão localizadas na cavidade bucal, o caso das tonsilas palatinas, na parte posterior da língua, as tonsilas linguais, e na parte posterior da nasofaringe, que são as tonsilas faríngeas. Têm como função básica filtrar bactérias e outros micro-organismos para impedir infecções no corpo
Tonsilas Palatinas
Tonsila Palatina é uma massa de tecido linfoide localizada na garganta. São ricos em linfócitos e tem como função a defesa do organismo e produção de anticorpos.
Patologia clínica
Tonsilite
Tonsilite é a inflamação e inchaço das tonsilas palatinas. Tendo como função de filtrar bactérias e outros micro-organismos, estas podem se sobrecarregar de infecções bacterianas e, assim, ficar inchadas e inflamadas.
Sendo muito comum em crianças, seus principais sintomas são: dificuldade de engolir, febres e calafrios, dor de cabeça, dor de garganta e alterações ou perda da voz.
O tratamento pode ser feito por antibióticos, em caso de infecção bacteriana. Em qualquer caso a hidratação é muito importante e, em casos mais brandos, gargarejos com água morna e sal ou pastilhas. Em casos mais graves o paciente pode ser sujeito a uma cirurgia de remoção das tonsilas.
REFERÊNCIAS