Órgãos do sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino é constituído órgãos esternos, o pênis e o escroto e órgãos internos,os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, a uretra, as glândulas seminais,e a próstata.
Órgãos externos:
Pênis: é considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que a envolve – o prepúcio - acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção).
Escroto ou bolsa escrotal: Os testículos não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal.
Órgãos internos:
Testículos:
Os testículos ou gônadas masculinas são duas estruturas arredondadas com cerca de 5 cm de diâmetro.Eles são compostos por um emaranhado de tubos finos, os ductos seminíferos que possuem cerca de 50 cm de comprimento. Esses ductos são formados pelas células de Sértoli (ou de sustento) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig (nomenclatura antiga) produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários. O desenvolvimento dos testículos começa ainda no embrião dentro da cavidade abdominal, porém a temperatura na cavidade abdominal não é apropriada para o desenvolvimento dos