Órgãos de proteção à engenharia
À ENGENHARIA CIVIL
ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO
À ENGENHARIA CIVIL Pesquisa contendo breve descrição das entidades que protejem o profissional da engenharia civil, e regulamentam a execução da profissão SUMARIO
CAPA 1
FOLHA DE ROSTO 2
SUMARIO 3
CREA-PR 4
CREAjr-PR 4
CONFEA 5
CEAL 5
REFERENCIAS 6
CREA-PR
O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) é a uma autarquia criada em 11 de junho de 1934, com o intuito de regulamentar e fiscalizar empresas e profissionais das áreas de engenharias, agronomia, geografia, geologia, meteorologia e áreas correlatas. São também fiscalizados os técnicos e tecnólogos nas áreas supracitadas, e até a data de 31 de dezembro de 2010 fiscalizavam também as áreas de Arquitetura e Urbanismo, que nesta data desligaram-se para formar sua própria instituição. O CREA é uma entidade que possui unidades em cada estado do país, sendo individual uma da outra. Por esse motivo é submetida a fiscalização de um órgão federal, que é o CONFEA. Além de estar em todos estado do país, ainda conta com varias unidades estatais, no caso do Paraná, o conselho encontra-se nas cidades de Apucarana, Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, e em 36 Inspetorias. A descentralização dos serviços oferecidos é um diferencial do CREA-PR para agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade.
O instituto esta capacitado em promover ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 70 mil profissionais registrados.
CREAjr-PR
O CREAjr-PR é um programa criado pelo CREA-PR com o intuito de integrar os jovens estudantes de engenharia, e áreas cobertas pelo CREA, a realidade profissional.
Vem este, ajudar a facilitar a participação dos estudantes. das áreas regulamentadas pelo