Óptima compra
2.3 Comunicações por radiação electromagnética
2.3 Comunicações por radiação electromagnética
Física e Química A
Professor: Rui Mosca Elaborado Por: Luís Silva nº13 Rúben Pinheiro nº23 Leonardo Bernardo nº10 11ºB
2012/2013
Objectivo
Com a realização desta actividade laboratorial pretendemos estudar os fenómenos associados às radiações electromagnéticas.
Introdução
A radiação electromagnética permite a transmissão de informação a longas distancias. As ondas electromagnéticas mais usadas em termos de comunicação são as ondas de radio, as micro-ondas e a luz. Sabe‐se que estas ondas estão sujeitas a fenómenos ópticos tais como a reflexão, a refração, a reflecção total e a difração.
Quando uma radiação incide numa superfície lisa e polida, esta reflete-se numa única direção, obedecendo a Lei de Reflexão da Luz, ou seja, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Para além disso o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície de incidência pertencem ao mesmo plano. No entanto, pode ocorrer que a luz incida numa suma superfície separadora de dois meios, sendo que neste caso ocorre reflexão, absorção por parte do material e ainda refração dependendo dos meios, do ângulo de incidência e da frequência. Na separação de dois meios ópticos há sempre reflexão, no entanto, pode ocorrer refração em determinadas situações.
Quando o raio passa de um meio opticamente menos denso para um meio opticamente mais denso, o raio refratado aproxima-se da normal. Os fenómenos de refração obedecem a Lei de Refração da Luz. Pode ainda relacionar-se o índice de refração relativo entre