Óptico geometrico
Optics é o estudo da luz, as suas características e as suas manifestações. A reflexão e refracção, por um lado, e a interferência e difracção do outro, são alguns dos fenómenos ópticos fundamentais. O primeiro pode ser estudado com o ritmo dos raios de luz. Estes últimos são interpretados usando a descrição em forma de onda. O conhecimento das leis da ótica para compreender como e por que essas imagens são formadas, que são para a representação do homem mais valiosa do mundo exterior.
"Uma casa ou uma sombra de fundição árvore num dia de sol, um espelho ou a superfície de um lago de regressar a nossa própria imagem, a aparência de uma barra quebrado parcialmente submerso na água, a ilusão de a presença de água no asfalto reaquecido, o arco-íris no céu depois de uma tempestade, fazem parte das inúmeras experiências visuais que respondem a três simples leis empíricas "(B. Rossi).
A óptica, o estudo da luz, é um exemplo da ciência antiga. Já Arquimedes no século III aC foi capaz de usar para fins militares conhecimentos então disponíveis sobre a evolução dos raios de luz através de espelhos e lentes. Não abordagens elaboradas sobre o que a sua natureza, o antigo aprendi, primeiro, para observar a luz para estudar seu comportamento e, em seguida, usá-lo para diversos fins. É a partir do século XVII, com o surgimento da ciência moderna, quando o problema da natureza da luz assume um significado especial, como um objeto de conhecimento científico.
A orientação neste capítulo devem respeitar, em alguma medida, o sábio indicação da evolução histórica do estudo da luz, e dar prioridade ao que é óptica geométrica: o estudo do comportamento de vigas e espelhos para os raios de luz de passagem ou pelos meios de comunicação transparentes, como filmes, prismas e lentes. O problema do que é luz, ou dito de outra forma, as descrições da natureza através de modelos científicos, irá surgir na última parte.
A PROPAGAÇÃO DA LUZ