Óptica geométrica
Primeiramente, a óptica é dividida em duas partes: * Óptica Geométrica: Usa como ferramenta de estudo a geometria. Estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais).
* Óptica Física: Estuda a compreensão da natureza física da luz, e alguns fenômenos. Um objeto só consegue ser visualizado com a presença da luz. Se há luz, há também a presença da cor. A luz branca, irradiada pelo Sol, é formada pelas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor de um objeto é o reflexo da cor que ele não absorveu. * Luz: Onda eletromagnética * Cor: Reflexão de energia não absorvida.
Com a iluminação da luz branca, se um objeto reflete luz azul, significa que ele absorveu todas as cores, exceto a azul; Se um objeto reflete luz branca, significa que ele não absorveu nenhuma cor; Se um objeto reflete luz preta, significa que ele absorveu todas as cores e não refletiu nenhuma. Iluminando um objeto com uma luz colorida, só haverá duas possibilidades de cor: a preta (um objeto diferente da cor da luz absorverá essa cor); e a cor da luz (um objeto da própria cor da luz que a refletirá, ou um objeto branco, que refletirá essa cor).
Raios de luz são linhas teóricas que representam a direção e o sentido da luz, para facilitar o estudo. Eles podem ser classificados em: * Convergente: Os raios partem de vários pontos e se concentram em um único. * Divergente: Os raios partem de um único ponto e se espalham. * Cilíndrico: Os raios são paralelos entre si, e a fonte de luz é impropria, pois se encontra no infinito.
Fontes de luz são corpos capazes de emitir luz. * Fontes Primárias: São fontes que emitem luz própria (ex. Sol). * Fontes Secundárias: São fontes que refletem a luz produzida por outros corpos (ex. Lua).
São três os princípios da óptica geométrica, que são derivados do Principio de Fermat (por Pierre de Fermat) que