Óleos lubrificantes
Óleos Lubrificantes
Sumário
Introdução 3
Lubrificantes 4 Classificação 4 Funções dos lubrificantes 5 Composição………………………………………………………………………………………………………………….6
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………………………7
Bibliografia………………………………………………………………………………………………………………………….8
Introdução
Nosso objetivo é demonstrar a importância dos lubrificantes para o bom desempenho dos veículos, assim como apresentar as especificações dos lubrificantes, e oferecer informações relação aos aspectos básicos da lubrificação dos equipamentos utilizados em setores automotivos, permitindo uma compreensão melhor das funções importantes dos lubrificantes.
Lubrificantes
Os óleos lubrificantes têm como função básica lubrificar os componentes de modo a reduzir seu desgaste, mas além dessa, os lubrificantes tem como função refrigerar e retirar resíduos providos por desgastes e impurezas, de forma a aumentar a vida útil dos motores.
Classificações dos Lubrificantes e seus significados
Classificação SAE:
Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50
Obs.: a letra “W” vem do inglês “winter” que significa inverno.
Classificação API:
Desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos da América, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São