óleo de lorenzo
Sem dúvida um filme muito marcante, que conta uma história vivida por um casal lutando contra uma doença silenciosa, porém fatal que se desenvolveu em seu único filho, Lorenzo, quando tinha aproximadamente sete anos de idade.
Lorenzo começou a desenvolver os sintomas de agressividade na escola. Seus pais então procuraram orientação médica e através de exames, descobrem uma rara e incurável doença, a adrenoleucodistrofia (ADL). Ela atinge as células do cérebro, destruindo sua proteção e partes neurais, que o deixava em poucos meses debilitado.
Seus pais sem acreditar que a doença não tem cura e frustrados com a falta de tratamento, partem em busca de uma solução. Começam a procurar em livros e arquivos casos iguais ou semelhantes em uma biblioteca e depois de incansáveis noites descobriram o que provoca a doença, o acúmulo dos ácidos graxos saturados de cadeia longa.
Lorenzo foi submetido a uma dieta que restringia qualquer tipo de gordura que pudesse levar à formação de cadeias longas de ácidos graxos. Essa dieta sugerida pelos médicos só fez Lorenzo piorar, pois seus índices de ácidos graxos aumentaram.
Por fim seus pais descobrem um determinado óleo composto por dois ácidos, um extrato de ácidos de azeites de oliva e de colza, que enganasse o organismo. Esse óleo não era a cura, mas retardava a evolução da doença, o que seria a solução, mas eles não tinham como produzi-lo. Encontraram diversas barreiras por serem leigos no assunto, não serem formados em biomedicina e também o preconceito de alguns profissionais que acompanhavam o caso de Lorenzo.
Com muita dificuldade os pais de Lorenzo conseguem alguém para produzi-lo e seu efeito é o esperado. Lorenzo ficou com sequelas irreparáveis, ele sobreviveu e através da descoberta de seus pais outras crianças tiveram acesso ao medicamento.
O filme é uma verdadeira amostra de superação e força de vontade, pois pessoas leigas que ao verem o sofrimento de seu filho, começam a fazer um movimento