Óleo de lorenzo
Dedicando horas ao estudo sobre o funcionamento de células, lipídios, enzimas e do metabolismo, eles descobrem a causa enzimática da doença e posteriormente, aplicando um genuíno método dedutivo, descobrem um tratamento que alivia os efeitos da doença.
Por tratar-se de uma doença hereditária, transmitida exclusivamente pelas mães aos filhos homens, pode-se explorar o conceito de herança ligada ao sexo.
Durante o filme, os médicos e os pais de Lorenzo utilizam continuamente o método científico para tentar elucidar os mecanismos geradores da doença. Nesse caso, é possível explorar o significado do método científico, o teste de hipótese, o que é uma teoria e por que um medicamento ou tratamento deve ser intensamente estudado antes de se tornar público.
Ao explorar hipóteses para a manifestação da doença, o pai de Lorenzo elabora dois modelos de atuação das enzimas encarregadas de metabolizar os ácidos graxos de cadeias longas - o modelo da “pia” e o modelo da única enzima
ALD é uma doença que é causada pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa, que atinge as células do cérebro, destruindo a bainha de mielina, que protege os neurônios responsáveis por transmitir estímulos nervosos.
que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL). Quando seus pais foram informados deste terrível diagnóstico de seu filho único, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo” invisível que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico,