Óleo de lorenzo
Quando Lorenzo completou seis anos de idade, passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença hereditária e degenerativa. O médico informa aos pais todo o procedimento da doença. Depois de diagnosticada, o portador vem a viver no máximo 24 meses passando por processos de perda de audição, fala e cegueira, levando-o à vegetação e então a morte. Seus pais conversam com o médico em busca de um tratamento, mas ele informa que até o momento não o tinha. Sem querer gerar esperança, o médico indica alguns cientistas que estudam essa doença.
Augusto Odome e Michaela Odome, pais de Lorenzo, vão à busca de um tratamento seguindo as dietas que o médico tinha recomendado, mais veem que não está surgindo efeitos. No estudo da doença, a cada dia vão tendo novas descobertas, conhecendo novas pessoas, cientistas, e muitos se dispõem a ajudar, porém com prazos longos, quando Lorenzo precisa de um tratamento imediato. Nos seus estudos, Michaela e Augusto descobrem componentes que venham a barrar os efeitos da doença, pois o excesso de ácido graxo destruía o cérebro, e, consequentemente, suas funções, gerando um atrofiamento muscular. O óleo de Lorenzo é composto por ácidos oleico e erúcico, preparados a partir dos óleos de oliva e colza.
Uma história baseada em fatos reias, mostrou ao seu decorrer conhecimentos populares, filosóficos, religiosos e muito estudo científico. Houve também outras crianças que usaram e usam até hoje o óleo, não havendo progressão da doença, não chegando a apresentar todos os sintomas. O esforço, fé, dedicaçao não foram em vão,