Óleo de Lorenzo
1) Identifique o nome e a fórmula das substâncias envolvidas no tratamento de Lorenzo. Explique o funcionamento delas no organismo.
*O óleo de Lorenzo é uma composição obtida através da mistura da trioleina e trierucina, os triacilglicerois derivados, respectivamente, dos ácidos oleico e erúcico, preparados a partir dos óleos de oliva e colza. A trioleina e a trierucina têm as mesmas funções de um ácido graxo no organismo, porém não trás males para portadores da ALD.
2) Procure as fórmulas estruturais dos ácidos: C18, C22, C24, C26.
*C18 – Ácido oleínico
*C22– Ácido erúcico
*C24- Ácido lignocérico
*C26- Ácido cerótico
3) Porque os níveis de C24 e C26 subiam com a dieta?
*Pois quando o organismo não recebe essas gorduras, as células do corpo compensam a falta com superprodução.
4) De acordo com o filme, o que significa o termo “aumento compensatório”?
*Quando Lorenzo não ingeria as gorduras saturadas C24 e C26 as células do seu organismo compensavam a falta com uma superprodução, gerando um aumento nesses índices.
5) O que são enzimas e qual o seu papel no organismo?
*Enzimas são proteínas que apresentam longas cadeias de aminoácidos.
São muito importantes para o funcionamento do organismo, sem elas o nosso corpo se tornaria paralisado e perderia suas funções.
Elas atuam no processo de digestão e na absorção de alimentos, atuam na construção de proteínas maiores e na desintoxicação do corpo, agem da defesa do organismo, sobre o sistema imunológico e participam do funcionamento da atividade cerebral, também relacionadas aos sentidos e aos sistemas respiratório e circulatório, entre outros.
6) Como é explicado no filme o funcionamento do “princípio de inibição competitiva”?
*Há apenas uma enzima nas duas cadeias, portanto, se a enzima estiver ocupada fazendo cadeias monossaturadas ela vai deixar de alongar as saturadas.
7) Porque o C18 e o C22 foram