Íons e a saúde humana
EMANUELA NASCIMENTO, 8
FERNANDA BALLY, 36
TRABALHO DE QUÍMICA
ÍONS E A SAÚDE HUMANA
OSASCO 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ÍONS 4
3. ÍONS E A SAÚDE HUMANA 5
3.1 Íons Agressivos a Saúde Humana (Positivos) 5
3.2 Íons Benéficos a Saúde Humana (Negativos) 5
3.2.1 Influência na Alimentação 5
3.2.2 Influência no nosso Metabolismo 5 4. COMPOSTOS IONICOS UTILIZADOS PARA FINS MEDICINAIS 6
4.1 Quelato 6 5. CONCLUSÃO 7
1. INTRODUÇÃO O trabalho a seguir relata sobre os íons, seus tipos de cargas elétricas, sua formação, bem como seus benefícios e malefícios a saúde humana e a vida terrestre. Destacamos ainda suas utilidades para a medicina, os benefícios que as composições de íons podem trazer como para os seres humanos na hemoglobina e para as plantas na clorofila. Os íons podem influenciar até mesmo em uma alimentação, melhorando nossa resistência. Já os íons de carga negativa podem trazer benefícios à saúde humana, enquanto os de carga positiva podem deixar o corpo humano vulnerável a diversos tipos de doenças e possíveis contaminações.
2. ÍONS Os íons são moléculas ou átomos, são partículas invisíveis e carregam uma carga elétrica. Os átomos são formados pelos chamados nêutrons e prótons que possuem cargas positivas, e os elétrons que possuem cargas negativas. Tornam-se íons quando o número de prótons e elétrons não são os mesmos, podendo ele ser carregado positiva ou negativamente; já quando um átomo está neutro, os números de prótons e elétrons serão os mesmos.
3. ÍONS E A SAÚDE HUMANA 3.1 Íons Agressivos a Saúde Humana (Positivos) Os íons que possuem cargas positivas são nocivos à saúde humana, à terra e à biodiversidade. O íon positivo trata-se de um átomo que perdeu um ou mais elétrons devido a um impacto de energia alta. Os íons positivos