Íons em shampoo
De acordo com Meire Brasil , dermatologista membro da Sociedade Brasileira de dermatologia, "os íons positivos são prejudiciais à saúde do cabelo. Eles estão presentes na poeira, nos resíduos químicos, na fumaça e em outras substâncias tóxicas. Os íons negativos possuem um grande nível energético e ajudam a melhorar a saúde do fio". O resultado disso é uma promessa de cabelos mais saudáveis, brilhantes e flexíveis devido ao processo de ionização. "Ao se compactarem com os fios de cabelo os ânions ajudam a revitalizá-los e umedecê-los dando-lhes brilho e flexibilidade deixando-os mais sedosos e saudáveis."
Os íons das chapas são formados a partir do seu aquecimento.
Íons em Shampoo
Os agentes de limpeza são usualmente tensoativos aniônicos ou misturas de tensoativos aniônicos e anfóteros. Essas substâncias apresentam a propriedade de abaixar a tensão superficial da água e de outros líquidos, ou seja, diminuem a força resultante de coesão entre as moléculas de um líquido. Apesar de apresentarem uma composição química muito variável, os tensoativos possuem como característica comum o fato de sua molécula conter um componente hidrófobo e outro hidrófilo, de tal maneira que, quando dissolvido em água, as extremidades hidrófilas se dirigem para a água e as hidrófobas para as interfaces em questão. Havendo presença de sujeira, este também será envolto por uma película de tensoativo, promovendo a formação de uma micela a qual, a impureza, se desprende do fio de cabelo. Os tensoativos podem ser divididos em:
Não iônicos: possuem um radical hidrófobo e outro hidrófilo. São considerados bons emulsionantes, umectantes e solubilizantes. Ex: Polisorbato, nonoxinois, poloxamers, entre outros.
Catiônicos: apresentam em solução íons tensoativos positivos, sendo o radical hidrófobo um cátion. Possuem características bactericidas e antissépticas. Ex
Anfóteros : são produtos que em meio ácido formam cátions e em meio alcalino ânions. Geralmente