Índices Pluviométricos do Rio de Janeiro
Índice pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água (chuva, neve, granizo) num determinado local durante um dado período de tempo. O instrumento utilizado para este fim recebe o nome de pluviômetro.
Furacão Catrina Portal da meteorologia O que o índice pluviométrico revela sobre uma região ou de uma cidade? É uma forma de mostrar as chuvas
O índice pluviométrico em ‘mm’ significa que se houvesse um reservatório-caixa com a área da superfície aberta de 1m² com a tampa aberta, recebendo a chuva que caiu sobre aquela região, pelo período de um ano, haveria um acúmulo equivalente ao indíce. Lembrando que chuva eleva o nível desse reservatório em sua medida vertical, como um copo medidor utilizado para receitas culinárias.
Não é descontado desse valor a evaporação, decorrente de outros fatores climáticos. O reservatório, exposto ao clima, está a todo momento sofrendo evaporação, seja do vento ou do sol, por exemplo, e isso pode causar variações nas medições.
Por exemplo, o índice pluviométrico do semi-árido nordestino não é um índice baixo, muito pelo contrário. Mas a evaporação na região nordeste é altíssima, principalmente porque os raios solares incidem muito perpendiculares ao solo na região.
Enquanto os índices pluviométricos do Nordeste Brasileiro semi-árido são de até 800mm (ou seja, 80 cm de profundidade de água em nosso reservatório de superfície de 1m², durante o ano todo), a evaporação na região é de 2000mm (2m de profundidade). Ou seja, toda a água do reservatório secaria e, caso houvesse mais água até a marca de 1200mm, ela também secaria. Portanto, há uma espécie de déficit, um balanço hídrico negativo. Isso confere à região a classificação semi-árida.
É interessante, no entanto, estabelecer algumas comparações entre alguns índices pluviométricos. De