Índices de Rentabilidade
O presente trabalho é sobre Química Orgânica, mais concretamente sobre o elemento químico denominado Carbono.
O objetivo deste trabalho é saber um pouco mais sobre o Carbono, que sem dúvida é um elemento químico extremamente importante, por ser indispensável à existência da vida, seja ela animal e vegetal, sem falar dos compostos minerais constituídos pelo elemento em questão.
Desenvolvimento
O Carbono é um elemento não-metálico tetravalente carbono, está localizado na família 4A da tabela periódica, apresenta o numero atômico 6 e massa atômica 12, e símbolo C.
Foi descoberto na antiguidade, a sua união com outros elementos para formação de compostos e moléculas é chamada de ligação covalente, ou seja, o carbono compartilha seus elétrons com os demais elementos ligando-se tetraedricamente com os quais tem afinidade eletrônica, exceto em algumas ocasiões. Sua presença na natureza ocorre em duas formas alotrópicas: o diamante e a grafite. O diamante é um sólido covalente que apresenta dureza e ponto de ebulição bastante elevada e o material mais duro existente enquanto que a grafite é menos resistente.
Normalmente a maior parte do carbono presente na natureza está na forma de compostos, principalmente nos compostos orgânicos que apresentam o esqueleto de suas cadeias compostas por este elemento. O carbono é tão essencial para existência de vida que o DNA, as proteínas e outros compostos importantes para a vida são formados por cadeias carbônicas, entre outros compostos amplamente estudados pela bioquímica.
Um átomo de carbono pode estar ligado a outros átomos de carbono formando uma cadeia carbônica. Assim, a cadeia carbônica de um composto é a sequência de todos os átomos de carbono de sua molécula.
As cadeias carbônicas são estruturadas da forma de Cadeia principal: que possui a maior sequência de carbonos e contém, também, a principal característica do composto que pode ser uma insaturação, um ciclo ou um grupo funcional, e a Radical: que é