Índice e coeficiente
CENTRO UNIVERSITARIO SERRA DOS ORGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DISCIPLINA: SANEAMENTO BÁSICO PROFESSORA: DANIELE DUÓ
Índice e Coeficiente
Engenharia Ambiental e Sanitária
9° Período
Kallebe de Souza Pessôa
Matrícula: 01010963
Teresópolis – RJ
15.03.2013
Índices: Também chamados de indicadores, são medidas usadas para ajudar a descrever a situação atual de um determinado fenômeno ou problema, fazer comparações, verificar mudanças ou tendências e avaliar a execução das ações planejadas durante um período de tempo, em termos de qualidade e quantidade das ações de saúde executadas.
Coeficiente: razão entre o número de vezes que um evento foi observado e o número total de vezes que este mesmo evento poderia ter sido observado.
Fórmula genérica:
Numerador: número de vezes que um evento ocorreu durante um intervalo de tempo e para uma determinada área.
Denominador: população que esteve exposta ao risco do evento mencionado no numerador, na mesma área e intervalo de tempo.
10 K: o resultado é sempre multiplicado por um múltiplo de 10. É a base do coeficiente.
A construção da matriz de indicadores pautou-se nos critérios de: relevância para a compreensão da situação de saúde, suas causas e consequências; validade para orientar decisões de politica e apoiar o controle social; identidade com processos de gestão do SUS; e disponibilidade de fontes regulares. Esses critérios se mantem no processo de revisão e atualização periódicas da matriz, que resulta em eventuais alterações, acréscimos e supressões de indicadores. Por esse motivo, a consistência da serie histórica disponibilizada demanda atenção