Índice de rentabilidade
O índice de rentabilidade é um método que deriva diretamente do método do Valor Atualizado Líquido, apresentando as mesmas vantagens e desvantagens que este, apenas com duas diferenças fundamentais: tem como vantagem tomar em consideração a dimensão relativa do investimento, apresentando uma medida de rentabilidade por unidade monetária investida. Como desvantagem tem o fato de exigir uma perfeita e total distinção entre as despesas de exploração e investimento que nem sempre são muito claras.
É importante para o administrador financeiro analisar a lucratividade das operações,assim como a rentabilidade do negócio como um todo. Os investidores esperam que a empresa seja capaz de gerar lucros, e mais ainda, que estes lucros atinjam um determinado nível mínimo de rentabilidade. Muito embora a lucratividade e rentabilidade apareçam freqüentemente como sinônimos, cabe definir com mais clareza esses termos:
• Lucro (ou Prejuízo) – Pode-se dizer que seja o valor que sobra das receitas, depois de abatidos todos os custos, despesas e os impostos.
• Índices de Lucratividade – Fornecem uma medida comparativa desses lucros.
• Rentabilidade – Está associada aos ganhos obtidos pela empresa e seus investidores pela aplicação de recursos no negócio.O lucro é apurado através do demonstrativo de resultados do exercício, enquanto a rentabilidade considera o lucro em proporção a certos itens do balanço patrimonial
Margem Operacional Líquida
Este índice mede o êxito alcançado pela empresa na obtenção de preços de venda superiores aos custos (de produção, venda e administração) necessários para efetuar a colocação dos produtos e/ou serviços junto aos consumidores e/ou usuários. Corresponde ainda à diferença relativa entre preços e custos médios dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
MOL= Resultado Operacional +