Índice de refração do vidro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ÍNDICE DE REFRAÇÃO DO VIDRO
Profº Luiz A. Leitão
São Leopoldo – Novembro de 2011 Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo calcular o índice de refração do vidro, utilizando uma prática com materiais convencionais e aplicando a teoria vista anteriormente.
Com este trabalho podemos definir que Refração é o desvio na direção de propagação de um raio luminoso, quando a luz passa de um meio de propagação para o outro, com propriedades diferentes. E o índice de refração (n) é uma relação entre a velocidade da luz em um determinado meio (v) e a velocidade da luz no vácuo (c).
Através desta prática vamos determinar o índice de refração do vidro em relação ao ar. Pois um feixe de luz propagando-se no ar, sofrerá um desvio de sua direção ao incidir sobre o vidro, devido às diferenças de seus índices de refração.
Determinação do Índice de Refração da Luz no Vidro
Materiais Utilizados para o experimento:
✓ Folha de papel,
✓ Chapa de isopor,
✓ Lápis,
✓ Régua milimetrada,
✓ Alfinetes,
✓ Bloco lâminas de vidro
Prática do experimento:
Assim que recebido o roteiro e os materiais para a realização do experimento, foram iniciados os procedimentos.
A folha de papel foi fixada na placa de isopor por pequenos alfinetes. O bloco formado por 4 lâminas de vidro sobrepostas foi centrado na folha e contornado a lápis, deixando marcado no papel seu formato.
Após isso, foi traçada a reta AB e a paralela A’C’, com utilização da régua. Em seguida, nos colocamos do lado oposto das retas já traçadas, no mesmo plano da folha de papel, e olhando através do bloco de vidro