Índice de Qualidade de Água
Campus Barra do Garças
2° Ano
Controle Ambiental
Alunos: Arthur Batista Alves Moura, Murillo Henrique Alves Noleto
Poluição e Controle Ambiental
Barra do Garças, MT
25 de Julho de 2014
Índice de Qualidade de Água
Histórico : O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation. A sua criação se baseou numa pesquisa de opinião feita entre 142 especialistas, os quais indicaram os parâmetros que deveriam ser medidos, bem como sua importância relativa. Dos 35 parâmetros indicados inicialmente, acabaram sendo selecionados apenas 9 sendo esses, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes fecais, temperatura, pH, nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais e turbidez. A partir de 1975 começou a ser utilizado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Nas décadas seguintes, outros Estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país.
Importância : O IQA é decorrente de análises em laboratório, que como resultado final do índice permite classificar um determinado manancial em excelente a muito ruim. Assim os IQA’s permitem que ocorram comparações entre diferentes cursos d’água, passando informações referentes a qualidade da água, inclusive em relação a tendência da evolução da qualidade com o passar do tempo. A aplicação dos IQA’s é ampla, e podem ser aplicados em vários campos, entre eles: alocação de recursos, comparação de condições ambientais em diferentes locais, legislação pertinente, verificação da degradação ou melhoria de qualidade, informação pública e pesquisa científica.
O que é : É um índice da qualidade da água baseado em 9 parâmetros sendo esses, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes fecais, temperatura, pH, nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais e turbidez. O cálculo do