Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP)
O IDESP é um indicador que avalia a qualidade do Ensino Fundamental e Ensino Médio em cada escola estadual paulista. Esta ferramenta, é composta por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam), por este motivo ficam claro que o IDESP considera uma boa escola aquela em que a maior parte dos alunos aprende as competências necessárias para a sua séria/ano num período ideal de um ano letivo.
A metodologia utilizada no cálculo do IDESP permite que a escola acompanhe sua evolução, e que o IDESP aponte para as escolas os pontos críticos a serem melhorados, e lhes de uma direção para que saibam por onde começar.
O IDESP é calculado pela multiplicação do indicador de desempenho (ID), e o indicador de fluxo (IF), para cada etapa de escolarização (s):
IDESPs = IDs X IFs
Indicador de Desempenho (ID)
O indicador de desempenho conforme mencionado anteriormente é medido pelos resultados dos exames de Língua Portuguesa e Matemática do SARESP, nos 5o e 9o anos do Ensino Fundamental e no 3o ano do Ensino Médio. De acordo com suas notas é possível agrupá-los em quatro níveis de desempenho, estes definidos a partir da Proposta Pedagógica do Estado de São Paulo.
Quadro 2 – Valores de referência na escala do SARESP para a distribuição dos alunos nos níveis de desempenho
LÍNGUA PORT UGUESA
NÍVEIS
5º ano EF
9º ano EF
3º ano EM
ABAIXO DO BÁSICO
< 150
325
>375
MAT EMÁT ICA
NÍVEIS
5º ano EF
9º ano EF
3º ano EM
ABAIXO DO BÁSICO
400
Quadro 1 – Descrição dos níveis de desempenho
Descrição dos níveis
ABAIXO DO BÁSICO
Os alunos demonstram domínio insuficiente dos conteúdos, competências e habilidades requeridos para a série escolar em que se encontram.
BÁSICO
Os alunos demonstram desenvolvimento parcial dos conteúdos, competências e habilidades requeridos para a