Índia
Introdução
Caracteristicas do Território relevo, apresenta áreas montanhosas no extremo-norte, formando a cordilheiras do Himalaia; planícies entre os rios Indo e Ganges, também ao norte; e planaltos no centro-sul, chamado de Planalto do Decã. O Himalaia é a mais elevada cadeia montanhosa da Terra, também conhecida como “teto do mundo”, que inclui o Monte Everest (8.850m) , o K2 (8.611m) e o Kanchenjunga (8.598m).
Principais Cidades: Nova Délhi, Mumbai (ex-Bombaim), Calcutá, Nova Délhi; Madras, Bangalore.
Limites geográficos: Paquistão, Nepal, Butão e China (norte); Bangladesh, Myanmar e Oceano Índico (leste); Mar da Arábia (oeste); Oceano Índico (sul)
Economia
A Índia é um país emergente com o PIB de 6%, nas ultimas décadas, de acordo com pesquisas feitas em 2012. A economia indiana é diversificada, pois apresenta fortes resultados nas áreas agrícola, industrial, tecnológica, financeira e de serviços.
(Explicação do Gráfico)- De acordo com o gráfico a índia é a 10° maior pontencia do mundo e vem crescendo com o passar dos anos. Exportação de produtos manufaturados e de mão de obra barata. Na Aréa de serviço s podemos destacar a forte expanção da produção de softwares. A Índia apresenta um forte destaque nas exportações de produtos manufaturados. A indústria de tecnologia também tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. Muitas empresas de tecnologia tem instalado filiais na Índia, em busca, principalmente, de mão de obra barata e especializada. Na área de serviços podemos destacar a forte expansão da produção de softwares. No slid tem alguns produtos agricolas.
Os produtos agrícolas mais comuns são: arroz, trigo, algodão, chá, cana-de-açúcar, juta, sementes oleaginosas, especiarias, legumes e verduras. A criações de aves, cabras, ovelhas, búfalos e peixes também são bem comuns na Índia. pecuaria (exemplos), Mineração (exemplos) e industria (exemplos).
Mineração: O principal produto na mineração é o minerio de ferro.