Ícones Japoneses
Hirohito (Shōwa)
Hirohito, também conhecido como Imperador Showa, foi o 124º imperador do Japão, de acordo com a ordem tradicional de sucessão, reinando de 25 de dezembro de 1926 até sua morte, em 1989. Apesar de ser muito conhecido fora do Japão por seu nome pessoal, Hirohito, no Japão ele é atualmente referido pelo seu nome póstumo, Imperador Shōwa.
No seu reinado, o Jaão era uma das maiores potências - a nona maior economia do mundo, atrás da Itália. Ele foi o chefe de Estado sob a limitação da Constituição do Império do Japão, durante a militarização japonesa e envolvimento na Segunda Guerra Militar. Ele foi o símbolo do novo estado.
O período Showa ou Era Showa, é o período da história do Japão correspondente ao seu reinado.
Durante o período pré-1945, o Japão foi tomado pelo totalitarismo político, ultranacionalismo e fascismo, culminando na invasão japonesa da China em 1937. Isso era parte de um período de grandes convulsões e conflitos sociais no mundo todo, como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.
A derrota da Segunda Guerra Mundial trouxe mudanças radicais para o Japão. Pela primeira e única vez em sua história, o país foi ocupado por forças estrangeiras; uma ocupação que durou sete anos. A ocupação dos aliados trouxe grandes reformas democráticas, levando ao fim do status do imperador como um deus vivo e a transformação do Japão em uma democracia com uma monarquia constitucional. Em 1952, com o Tratado de São Francisco, ele tornou-se de novo uma nação soberana. O período Showa pós-guerra também levou ao
Milagre econômico japonês.
Akihito
Akihito é o 125° e o atual Imperador do Japão.
Ele ascendeu ao trono em 1989, ocupando a 17° posição na lista de monarcas e líderes que reinam ou que governam há mais tempo (governando 29 anos e estando com 79 anos de idade atualmente). Akihito é o único monarca reinante do mundo que detém o título de Imperador.
Apesar de não possuir poderes diretos sobre a política