ëtica
Autor: SANCHES,ADOLFO VÁSQUES
Identificação da obra: Civilização Brasileira
Credenciais do autor: Adolfo Sánchez Vázquez foi um filósofo, professor e escritor espanhol. Viveu exilado no México. Nasceu em Algeciras, Província de Cádiz. Estudou filosofia na Universidade de Madrid. Foi para o México, em 1939, juntamente com outros companheiros intelectuais da época em busca de exílio, pois a Espanha enfrentava uma guerra civil, durante a Segunda República. Na Universidade Nacional Autônoma do México, obteve doutorado em Filosofia, conceituando-se em professor emérito da instituição. Foi também presidente da Associação Filosófica do México e membro do Conselho de Ciências do Governo.
Resenha Crítica
Comportamento prático – moral, que já se encontra nas formas mais primitivas de comunidade, sucede posteriormente reflexão sobre ele. Os homens não só agem moralmente, mas também refletem sobre esse comportamento prático e o tomam como objeto da sua reflexão e de seu pensamento. Dá-se assim a passagem do plano prático moral para o da teoria moral ou, em outras palavras, da moral efetiva, vivida, para a moral reflexa.
Á diferença dos problemas práticos-morais, os ético são caracterizados pela sua generalidade. Se na vida real um individuo concreto enfrenta uma determinada situação, deverá resolver por si mesmo, com a ajuda de uma norma que reconhece e aceita intimamente, o problema de como agir de maneira a que sua ação possa ser boa. Dividir e agir numa situação concreta é um problema prático-moral, mas investigar o modo pelo qual a responsabilidade moral se relaciona com a liberdade e com o determinismo ao qual nossos atos estão sujeitos é um problema teórico, cujo estudo é da competência da ética. O ético transforma-se assim numa espécie de legislador do comportamento moral dos indivíduos ou da comunidade.
A ética pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, por exemplo, se a ética revela uma relação