Ética
O investigador Max Weber classificou a ética nas empresas em duas categorias: uma com base na responsabilidade e outra com base na convicção, sendo a primeira de ordem externa e a segunda de motivação interna.
Segundo a ética baseada na responsabilidade, julgam-se moralmente as decisões de gestão de acordo com os resultados produzidos. Perante dilemas de natureza ética, os defensores da teoria ética da responsabilidade procuram a razão nas suas decisões. Por exemplo, se eu for gestor de uma grande empresa e agir de acordo com a lei, eu e a minha empresa também seremos beneficiados, porquanto não teremos de enfrentar problemas com a justiça ou com outros agentes económicos.
Segundo esta teoria, o gestor valida eticamente as suas decisões comparando os resultados pretendidos com os resultados alcançados. Assim, dizemos que determinada acção se reveste de validade ética se os resultados dessa acção são consistentes com os resultados pretendidos. Por exemplo, avaliamos uma decisão de aceitar presentes de um vendedor de outra empresa pelo efeito positivo ou negativo que essa decisão terá na empresa no seu conjunto. Se os resultados da decisão de aceitar presentes superarem os resultados de os recusar, então a melhor decisão, do ponto de vista ético, será a de aceitar.
Alguns políticos seguem esta doutrina quando decidem em função dos interesses do povo que os elegeu. O presidente Lula da Silva do Brasil, por exemplo, violou direitos legais, que protegiam patentes de vacinas contra a Sida, para que fosse possível comprar versões mais baratas da vacina, ou