Ética
* "em primeiro lugar, a ideia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade ( a pólis) nem com os outros..."
* " em segundo lugar, a afirmação de que somos dotados de vontade livre - ou livre-arbítrio - e que, em decorrência da desobediência do primeiro homem ao mandamentos divinos (ou o pecado original de Adão e Eva), nossa vontade se perverteu e nossa liberdade dirige-se espontaneamente para o mal e o pecado, isto é, para a transgressão da leis divinas(...). O cristianismo considera, portanto, que, em decorrência do pecado original, o ser humano tornou-se uma natureza fraca ,incapaz de realizar o bem e as virtudes apenas pela força de sua própria vontade." (CHAUÍ, 2003, p. 314).
"A concepção cristã introduz uma nova ideia na moral: a ideia do dever, isto é, a ideia de que a virtude é a obrigação de cumprir o que é ordenado pela lei divina." (idem, 314).
"Juntamente com a ideia do dever, a moral cristã introduziu uma outra, também decisiva na constituição da moralidade ocidental: a ideia de intenção." (idem, 315).
"Para obedecer à lei divina, três virtudes são necessárias: fé, esperança e caridade. São as virtudes teologais, isto é, referidas à nossa relação com Deus - ser virtuoso é buscar a Deus e cumprir a vontade de Deus..."( idem, 314)
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paul: Editora Ática, 2003. pág. 314.
"O dever não se refere apenas às ações visíveis mas também aos desejos do coração, isto é, às intenções invisíveis,que passaram a ser julgadas eticamente. Eis por que um cristão, quando se confessa,obriga-se a confessar pecados