Ética
DISCIPLINA: ÉTICA E SOCIEDADE
QUESTIONÁRIO
1 – Diante da afirmação de Aristóteles que a virtude é uma disposição adquirida de fazer o bem e elas se aperfeiçoam com o hábito, torna-se nítido o porquê de sua colocação que o estudo da ética não serve apenas para ensinar o que é virtude, mas para nos ensinar a tornar-nos virtuosos. Neste sentido é viável o aprofundamento do significado da definição “virtude”.
De acordo com o site wikipedia¹ “Virtude (latim: virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação”. Sendo assim são hábitos praticados pelo ser humano que desencadeiam o bem de um modo geral, ou seja, são qualidades benéficas a boa vivência social. Ao abordar o tema ética e virtude é essencial falar do “²Direito consuetudinário é o direito que surge dos costumes de uma certa sociedade, não passando por um processo formal de criação de leis, onde um poder legislativo cria leis, emendas constitucionais, medidas provisórias etc. No direito consuetudinário, as leis não precisam necessariamente estar num papel ou serem sancionadas ou promulgadas. Os costumes transformam-se nas leis”. Citamos aqui as normas consuetudinárias como sendo normas morais oriundas da família, ou seja, denota-se a importância da família como alicerce de uma sociedade virtuosa.
Assim sendo virtude são qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Neste sentido concordamos com Aristóteles da necessidade de nos tornarmos virtuoso além de aprofundarmos nosso estudo da ética, logo se interliga a ética e a virtude. Contudo o estudo de tal lição é muito significante para nossa vida, bem como a reflexão crítica sobre nossas práticas diárias, inclusive enquanto profissionais.
¹http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtude