Ética
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Cartaz n° 01
Tema Corrupção
O Brasil tem uma triste tradição de escândalos envolvendo políticos que realizam operações fraudulentas com o dinheiro público, buscando se beneficiar pessoalmente com isso. Segundo especialistas, a corrupção está ligada a vários fatores, entre eles a fragilidade das instituições democráticas, como a Justiça, e a ausência de mecanismos de fiscalização populares desses órgãos.
A falta de transparência no trato do bem público, especialmente durante a realização de grandes negócios, como privatizações, também estimula as autoridades a aceitarem propinas.
Mas é importante não esquecer que, se há um corrupto, há também um corruptor - e muitas vezes as empresas colaboram para perpetuar a corrupção num país, apelando para pagamentos "por fora" para burlar a burocracia do Estado.
Como o próximo presidente deve agir para diminuir a corrupção no Brasil? O país está no caminho certo no combate ao problema? A Justiça tem sido suficientemente dura com os corruptos e corruptores? E como garantir que as empresas também não contaminem o governo com práticas ilegais?
Causas da Corrupção
1 - A certeza da impunidade é fator altamente determinante para o crescente aumento e generalização da corrupção. Onde muitos erram a nenhum se castiga e quando as faltas pequenas são punidas, as grandes e graves são premiadas.
2 - As disparidades salariais do serviço público. Servidores com altos salários, quase sempre desproporcionais aos cargos que ocupam.
3 - A burocracia complexa e enervante, que não focaliza o resultado dos processos.
4 - Os tributos escorchantes, que fazem com que empresas os soneguem para sobreviverem.
5 - A grande quantidade de leis confusas, levando a uma série de interpretações por parte do administrador, que podem propiciar a corrupção. (brechas na lei)
6 - A figura do intermediário, do