ética
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos, sendo estudado hoje em dia por vários ramos da sociedade, sendo desenvolvidas em escolas e universidades.
A ética esta fundamentada a conceitos de moral, liberdade e cidadania, sendo a ética uma ciência, devemos evitar a tentação de reduzi-la ao campo exclusivamente normativo. Seu valor está naquilo tudo que explica e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas, ideias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem a nossa realidade.
Diante dos problemas da vida, temos a tendência de conduzir nossas ações de forma quase que instintiva, fazendo uso de alguma "fórmula" ou "receita" presente em nosso meio social, de normas que julgamos mais adequadas de serem cumpridas, por terem sido aceitas intimamente e reconhecidas como válidas e obrigatórias. Fazemos uso de normas, praticamos determinados atos e, muitas vezes, nos servimos de determinados argumentos para tomar decisões, justificar nossas ações e nos sentirmos dentro da normalidade.
A ética estuda a responsabilidade do ato moral, que nada mais é do que a decisão de agir numa situação concreta é um problema prático-moral, mas investigar se a pessoa pôde escolher entre duas ou mais alternativas de ação e agir de acordo com sua decisão é um problema teórico-ético, pois verifica a liberdade ou o determinismo ao qual nossos atos estão sujeitos.
A ética também não tem caráter exclusivamente descritivo pois visa investigar e explicar o comportamento moral, traço inerente da experiência humana. Na Grécia porém, mesmo antes de Aristóteles, já é possível identificar traços de uma abordagem com base filosófica para os