Ética
Relação Interpessoal e Ética Profissional
Papel da Ética nas Relações Interpessoais e Profissionais.
Professora: Elisbela Camardella da Silva
Aluna: Alessandra da Costa Silva
08/03/2013
Qual o papel da Ética nas relações interpessoais e profissionais:
A ética está ligada à questão social e para que as relações interpessoais sejam fecundadas e harmoniosas, é preciso considerar relevantes, as questões éticas emergentes e discutir caminhos possíveis para a configuração do agir ético em vista da alteridade.
Há uma luta entre o desejo e aquilo que se reconhece como valor. O ser humano cria os valores e, esses existem unicamente em um mundo social, isto é, pela pessoa humana e para ela. No entanto, a ética procura dar sentido àquilo que a sociedade assume como comportamento. Dá razão aos princípios estabelecidos, desperta para o cultivo de valores morais ou virtudes éticas.
O poder do universo deveria promover a humanidade, o respeito, o convívio saudável com a diversidade de costumes, de ideias e ações, fazendo um bom uso da razão. A ética ajuda a administrar a liberdade, a partir de uma consciência madura, busca a integração da pessoa.
A prudência dispõe a discernir o verdadeiro bem em cada situação e a escolher os meios para cumpri-lo. A pessoa prudente é aquela que controla e dirige moralmente seus desejos, aspirações e expectativas. Num mundo onde a globalização dita tais ações e reações, a ética, sob uma análise sociológica e antropológica, parece-nos emergir como uma grande falácia, envolta a um neologismo, capaz de conflitar povos e culturas tão distantes entre si, mas que se cruzam diante deste grande canal globalizador. Pois, a ética adquire qualidades diferentes conforme a visão do bem e do mal de cada sociedade. Aquilo que é o bem para mim, é o mal para você. O que é ético para mim, é antiético para você, por exemplo. O papel da ética no mundo contemporâneo está comprobatoriamente definido: Manter em