ética
De início, procuro definir o que seja a Ética. Uma definição simples nos levaria a entender que Ética é tudo aquilo que é moralmente correto. Abrangendo um pouco mais, diríamos que a Ética é representada por um conjunto de princípios, normas, regras e disposições, tendo por objetivo moralizar as ações humanas frente às suas relações uns com os outros em família, em grupo, nas organizações em geral, nas instituições públicas e privadas em geral. Portanto, a Ética existe como uma referência para que os seres humanos em sociedade não se afastem da moral. Só assim o homem evoluirá dignamente.
A ética também significa o respeito comum entre as pessoas. Fica muito claro que a Ética se assenta no respeito mútuo entre as pessoas. Sua abrangência fica bem estabelecida quando pensamos nas ações de cada um. Violar ou invadir a esfera de ação do outro significa deixar de agir eticamente. Sem Ética, isto é, sem a referência aos princípios humanitários comuns a cada e a todos os povos, nações, religiões, doutrinas etc. que constituem o cabedal histórico e cultural da humanidade, esta já teria soçobrado e desaparecido da face da Terra.
A Ética é, portanto, o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Ignorar o seu papel seria partir para a selvageria e a barbárie, períodos da historia da humanidade pelos quais muitos povos, mas nem todos, passaram.
A Ética, derivando da palavra grega Ethos, significa também, morada humana. E, neste particular, ela representa tudo aquilo que precisamos preservar como morada saudável e sustentável. Daí, sua conotação necessária com a preservação do meio-ambiente, fazendo-nos sentir que precisamos nos integrar material e psicologicamente com a sustentabilidade do meio-ambiente.
Tão extensa é a atuação dos princípios éticos que, praticamente, nenhuma área de ação lhe escapa, estabelecendo vínculos com a convivência humana, a cidadania, a