ética
O documentário se diz respeito a falência de uma das maiores corporações americanas dos últimos anos.
A Enron foi uma empresa que surgiu nos anos 80, por Ken Lay, que dizia vender fontes alternativas de energia, como gás natural. Nos anos 90, um estudioso chamado Jeff Skilling entra na empresa. Ele acreditava que ter uma ideia era tudo, e a partir daí era apenas coloca-la em prática no mesmo momento.
O problema começa pelo fato de Enron nunca ter apresentado um balancete a seus investidores, nem mesmo ao governo. Isso gerava dúvidas em muitos, mas como a empresa "lucrava” e trazia benefícios para outras, ninguém questionava. Na verdade, os balancetes eram manipulados, para parecer que a empresa obtinha altos lucros (fator resultante para o aumento de investimentos), mas a empresa estava falindo a anos.
Para a surpresa geral, Jeff Skilling vendeu 200 milhões em ações e saiu da empresa, já que a tempos insistia para que os funcionários investissem seu próprio dinheiro na organização.
Meses depois todos os chefes venderam suas ações, a Enron faliu e o dinheiro dos funcionários e investidores desapareceu.
Após diversas tentativas e investigações, até hoje ninguém foi condenado.
Características da Enron
(ver relatório na pasta)
LNT: Levantamento de Necessidades de treinamento
A LNT é um recurso muito útil para as empresas, onde é feito uma análise do que se precisa aprimorar na instituição por meio do treinamento.
Alguns exemplos de LNT são: entrevistas, questionários de avaliação, observação direta e análise documental.
Esses métodos devem ser aplicados de diferentes formas, respeitando os níveis institucionais (estratégico, tático, ou operacional).
Estratégico (alta administração): planejamento estratégico da organização, missão, visão e valores. Entrevistas com diretores e gerentes.
Tático (média administração): entrevistas com supervisores, aplicação de questionários, análise de relatórios e documentos, análise das