Ética
CARLA MOREIRA
ÉTICA PÚBLICA E ÉTICA PRIVADA
FEIRA DE SANTANA-BA
2014
CARLA MOREIRA
ÉTICA PÚBLICA E ÉTICA PRIVADA
Trabalho solicitado pela docente Paula Amaral da disciplina Ética Geral, Profissional e Bioética como requisito de avaliação parcial do curso de Biomedicina.
FEIRA DE SANTANA-BA
2014
Sumário
1. Ética pública e ética privada
1.1 Questões preliminares
1.2 A dignidade humana e a diferença entre ética pública e ética privada
2. O processo de formação do ideal dos direitos fundamentais
3.
Introdução
Na elaboração histórica das idéias modernas dos direitos do homem, o tema da tolerância religiosa, será de suma importância na construção do conceito de liberdade, um dos pilares fundamentais da atual concepção de direitos humanos.
Somente será possível a idéias de tolerância depois da elaboração teórica da separação dos assuntos de moral pública dos de moral pessoal. Esta será a separação entre as questões de ética pública das questões de ética privada.
1. Ética pública e ética privada
1.1 Questões preliminares
A obrigação moral de obedecer ao Direito justo é uma obrigação derivada da obrigação moral de ser justo. O Direito justo é vinculado a um Estado democrático de direitos e aos históricos direitos fundamentais, positivados nas constituições dos Estados contemporâneos.
Peter Singer, em seu livro Ética Prática (1998, p. 9), assinalou acertadamente que “algumas pessoas pensam que moralidade está fora de moda. Vêem-na como um sistema de irritantes proibições puritanas cuja função seria a de impedir que as pessoas se divirtam”.
O professor Fernández (1990, p. 112), que parte exatamente de uma postura radicalmente oposta, no sentido de que a moral ou a ética não estão fora de moda, uma vez que, em nossa opinião, nestas