ética
O que é Ética? O que é moral? O homem é livre?
DETERMINISMO, LIBERDADE.
- Heteronomia X Autonomia
- Moral X Imoral
Valor: “O que se põe como ideal para o agente moral e fornece normas para sua conduta”.
Moral: “Relativo ao ideal e às regras éticas que se aplicam a conduta”.
Amor: Desprovido do senso de moralidade
Axiologia: Estuda os valores morais
Consciência moral, Juízo de fato.
Sanção Moral: Nossos atos são julgados pelos outros. - (Caderno)
A ética vem do grego ethikos (“habitual”) e se refere à “reflexão dos juízos de valor, da prática do bem e do mal”. Visa determinar os objetivos da vida humana e dos meios para se chegar até eles. Por mais que tenha um sentido muito parecido com o de moral, a ética se preocupa com a reflexão a cerca dos princípios e noções que determinam a vida moral. A ética pode ser definida como uma Ciência da Moral.
Podemos estabelecer duas vertentes: Normas morais e normas jurídicas. O primeiro conceito refere-se às normas que advém do interior da consciência. As normas morais são aquelas que seguimos porque são fruo da formação educacional que recebemos da família e das pessoas que nos cercam. Por sua vez, as normas jurídicas correspondem às leis estabelecidas pelo Direito com o objetivo de regularizar a vida social. – Apostila 2, módulo 9, página 3.
Ética Platônica:
Aprofundou as reflexões de Sócrates, propondo o retorno da sociedade a uma vida mais simples. A sociedade deveria ser governada pelos filósofos, pois só eles compreendem o supremo bem. Para Platão o ser humano não em domínio sobre suas paixões, por isso, é necessário frear seus instintos.
A ética está relacionada com a Filosofia política, sendo essa o terreno próprio para a vida moral. Assim ele busca um estado ideal utópico, uma pessoa que conheça a essência geral do bem sabe que só pode ser feliz se agir demonstrando a adoção de condutas tidas como adequadas. A Ética é uma característica da ação humana, um elemento muito