ética
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CURSO – PROCESSOS GERENCIAIS
ÉTICA E RELAÇÃO HUMANA NO TRABALHO
Reberth dos Santos RA: 1299282496
São Bernardo do Campo, 09 de Abril de 2014
A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUÍZOS ÀS EMPRESAS
A falta de ética é o principal fator para o desmoronamento de uma empresa. Para se criar um bom empreendimento levam-se anos, muita dedicação e esforço. Sem contar que para empresa ser bem relacionada necessita ter os princípios éticos: Ser justa, livre e solidária, pensando sempre no melhor para si, seus colaboradores e seus clientes. E ainda por cima, muito paciente, pois para se tornar uma empresa conceituada e ter lucros rentáveis demoram anos.
Entretanto, atualmente as empresas se preocupam apenas com os recursos, fugindo totalmente dos padrões éticos para alcançá-los mais rápido, beneficiando apenas aqueles que colaboram, com o famoso suborno. Afastando os que estão dispostos a trabalhar dentro dos parâmetros exigidos pela ética.
Os exemplos da Parmalat e Enron , são bem parecidos, ambos visavam somente os lucros, independente de estarem agindo certo ou não. O que eles não imaginavam é que isso poderia vir a tona. E mesmo assim hoje muitas empresas ainda preferem infligir os padrões éticos, beneficiando poucas cabeças e garantindo um crescimento rápido.
O que eles não podem esquecer é que através dessas imprudências, os principais prejudicados são àqueles que ali estiveram agindo corretamente. Agora temos ficar atentos, pois quanto mais rápido é o crescimento de uma empresa, mas devemos nos preocupar com suas relações éticas.